sábado, 28 de agosto de 2010

Callia Alta 2008 Shiraz-Bonarda e Salada de massa com tomates cereja e alho poró

Na última quinta-feira eu fiz uma receita do programa Heaven´s Kitchen que eu achei excelente e muito fácil de fazer. Foi bem harmonizada com o vinho Callia Alta (Argentina) - Shiraz-Bonarda 2008. Inicialmente vamos à receita:

SALADA DE MASSA COM TOMATES CEREJA E ALHO PORÓ:


Ingredientes: (para 2 pessoas)
1 alho poró picado em rodelas (somente a parte branca)
1 bandeja pequena de tomates cereja
3 a 4 dentes de alho picados grosseiramente em pedaços grandes
Orégano (se possível fresco)
Tomilho (se possível fresco)
2 a 3 pimentas dedo de moça picadas sem sementes
1 colher bem cheia de Aceto balsâmico
200 grs de queijo minas fresco cortados em cubos
Azeitonas pretas sem caroço e picadas
1/2 pacote (ou um pouco mais) de Pene cozido "ao dente"
Salsinha e cebolinha picada
Sal e azeite a gosto

Modo de preparo:

Em um refratário coloque o alho poró, os tomates, o alho, as pimentas, o tomilho e o orégano e aceto balsâmico. Tempere com sal a gosto e regue com azeite. Leve ao formo por 20 a 25 minutos em forno médio. Depois retire do forno e junte o pene, o queijo minas, as azeitonas, a cebolinha e a salsinha e regue com um pouco mais de azeite.
A receita original e um vídeo com a preparação do prato pode ser visto em:
http://www.heavenskitchen.com.br

O vinho:
Para acompanhar este prato escolhi este Shiraz-Bonarda bem interessante. Cor vermelho rubi bem intensa e aromas discretos de especiarias, cerejas, amoras e levemente tostado. Na boca um vinho de médio corpo, com boa persistência, taninos e acidês discretos. Um leve e despretensioso porém harmonizou bem com o prato que também era leve e sem molho.
Uma boa dica para aquela noite em que você quer algo especial mais sem muito trabalho.
O vinho pode ser encontrado na Decanter. Preço: $25,00. Minha nota: 85pts


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Finalmente algo de bom gosto na TV

É muito difícil se falar sobre vinhos sem falar em gastronomia. Eu, particularmente, acho fascinante como uma harmonização correta pode enaltecer um vinho e vice-versa. Constantemente estou a procura de novas receitas para conpartilhá-las com amigos. Nesta incansável busca me encantei com o programa "Heaven´s Kitchen" apresentado todos os sábados as 9:30hs na Record News. Além, claro, da beleza estonteante da apresentadora chamada Heaven, o programa é muito bem feito, com receitas sofisticadas porém simples de serem feitas. Tudo com muito bom gosto e com um modo bastante descontraído de ser fazer um programa sobre culinária. Se você não puder assistir ao programa nos sábados, o site tem todos os programas na íntegra para você assistir a hora que quiser. Basta acesar:
http://www.heavenskitchen.com.br
Vale a pena conferir.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Benjamin Malbec 2009

Se você é daqueles como eu, que gostam de apresciar um bom vinho e, às vezes, não podem, ou não desejam tomar uma garrafa inteira, a meia garrafa é sempre uma boa pedida. Mas ,nem sempre temos bons exemplares nesta categoria.
Este vinho tem um preço excelente com uma qualidade que impressiona. É logico que fica bem longe dos Malbec Catena Zapata ou Luigi Bosca, mas considerando-se o preço e sua qualidade é uma excelente opção para aqueles dias que estamos sozinhos, ou até mesmo a dois, mas uma garrafa inteira seria muito.
Um vinho bem jovem (2009) mas, por ser meia garrafa não é um vinho muito longevo. Acredito que possa ser guardado por mais dois ou três anos no máximo. Aromas de frutas vermelhas (cerejas e morangos principalmente) e um toque de carvalho sutil e bem equilibrado. Na boca uma boa estrutura com taninos macios, boa acidês e persistência.
Produzido pela Bodega Nieto Senetiner em Mendoza - Argentina.
Harmoniza muito bem com um parma, um salame italiano, ou um queijo de massa amarela mais condimentado.
Importadora: Casa do Porto, preço: Incríveis R$13,00, minha nota: 87pts

domingo, 1 de agosto de 2010

Pequenas Partilhas - Cab. Franc 2008 - C.B.E.

O vinho do mês de agosto da Confraria Brasileira de Enoblogs foi sugerido pelo confrade Jurandir Bezerra do Blog "Eu e o Vinho" foi um Cabernet Franc brasileiro. É relativamente difícil conseguir um varietal desta uva. Ela normalmente é usada em assemblages. Tive dificuldades em conseguir um exemplar nacional, mas conseguí esse Pequenas Partilhas da vinícola Aurora, safra 2008.
Vamos lá: Um vinho jovem de coloração vermelho rubi bem vivo. No nariz percebi um aroma quase exclusivo de frutas vermelhas, sem nenhum toque de madeira. Na boca em vinho leve, bem fresco, taninos e acidez bem discretos, com uma persistência média. Não pude preparar uma boa harmonização, porém, para minha surpresa, devido a pouca tanicidade, ele se saiu bem com um churrasco. Minha opinião é que ele é um bom vinho, sem muita opulência nem robustêz, mas pelo preço achei bastante razoável. Preço: R$20,00 Minha nota: 82pts.