quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dukesfield Pinot Noir 2008 (C.B.E.)

A escolha do vinho do mês de dezembro da Confraria Brasileira de Enoblogs coube ao nosso confrade Deco do Blog Enodeco e foi "Pinot Noir até R$100,00". Eu quis sair um pouco do convencional e tentei escolher um pinot noir de um país que não tem muita tradição nesta uva. Recebi esta sugestão de um vendedor da Mistral. Um vinho fabricado na África do Sul por um preço bastante convidativo (R$52,00).
Vai aqui as características técnicas segundo site da Mistral:
Produtor: De Vetshof
Uva: 100% Pinot Noir
Vinhedos: Localizados na região de Robertson
Vinificação: tradicional com controle de temperatura
Maturação: Não passa por barricas novas para manter o frescor aromático
Temperatura de serviço: 16 a 18*
Teor alcóolico: 14,5%
Corpo: médio
Sugestão de guarda: até 5 anos
Combinações: Carnes leves, pato e peixes
Vinho equilibrado repleto de notas de frutas maduras.
Eu deixei que o vinho atingisse a temperatura de serviço e não usei o decanter. No início o álcool incomodou um pouco, mas melhorou certa de 30 minutos após aberto. No nariz ele agrada muito, com notas de frutas vermelhas maduras, principalmente cerejas e um pouco de baunilha. Na boca é um vinho de médio corpo com taninos bem finos e delicados, peca um pouco na persistência. Harmonizei com dois queijos, um gruyere e um parmesão fresco. Ele foi melhor com o gruyere. Também harmonizei com castanhas portuguesas. Aí cabe uma nota. Eu ainda não descobri um vinho que não harmonizasse bem com castanhas portuguesas. E, como não podia ser diferente, foi uma harmonização perfeita. Eu diria que é um bom vinho, mas não acho que tem um custo/benefício adequado. Não sei se compraria outra garrafa. Minha nota: 83pts

Nenhum comentário:

Postar um comentário