sábado, 7 de maio de 2011

Villa Francioni Sauvignon Blanc 2008 com Bacalhoada

Este foi o tradicional prato da sexta-feira da paixão. O vinho é muito bom. A qualidade da vinícola Villa Francioni (já foi postada neste blog minha visita à vinícola) é fantástica. Pela acidez característica da uva Sauvinon Blanc talvez a harmonização não tenha cido perfeita, mas valeu pelo prato e pela qualidade do vinho. Acho que um Chardonay teria caído melhor.
O vinho é muito fresco, coloração palha bem clara, aromas bem característicos de abacaxi, pêra e maçã verde. Com uma persistência muito boa.
Comprei este vinho diretamente na vinícola por R$60,00. Minha nota: 87pts

A bacalhoada
foi bem tradicional, com o bacalhau Morhua (é o que se desfaz em lascas), apenas cozido na água e assado no forno com batatas, cebolas, pimentões, alho e azeitonas pretas. Bem simples e gostoso.
Individualme
nte, o prato e o vinho estavam muito bons, mas a harmonização deixou um pouco a desejar. Na verdade quando fui pegar o vinho para colocar na geladeira eu queria pegar o Chardonay também da Villa Francioni, mas como as duas garafas são bem parecidas, eu me confundi e peguei a de Sauvignon Blanc. Só descobri a troca na hora de servir e, aí não dava mais tempo de gelar a outra garrafa.
No final veio uma surpresa agradável. Como estávamos na Páscoa, a sobremesa foi de chocolate com nozes e, como ainda restava vinho na garrafa, experimentei os dois. Foi fantástico! Explicação: a acidez do sauvignon blanc harmoniza muito bem com a gordura e o doce do chocolate. Vale a pena experimentar.