Voltando aos bons e velhos tempos das degustações na Casa do Porto, esta foi dígna dos "reis"... A linha Spanish White Guerrilla é composta por 6 vinhos de uvas diferentes, porém de um mesmo terroir. A linha completa consta de mais dois vinhos barricados, que não foram degustados nesta noite.
A harmonização ficou por conta do Restaurante Rokkon, que nos proporcionou com uma culinária japonesa de mais alta qualidade. Os vinhos foram surpreendentes. As uvas servidas foram: Verdejo, Gewurztraminer, Sauvignon Blanc, Albariño, Riesling e Chardonnay. De todos o que mais me impressionou foi a Verdejo. Um aroma diferenciado de laranja, pêssego e favo de mel associado a uma linda coloração levemente salmonada.
Nametaki |
Mas, o ponto forte da noite ficou por conta do "Nametaki". Uma conserva de cogumelos acondicionada em uma metade de um limão e servida como se fosse uma ostra. A harmonização com o chardonnay foi perfeita.
A noite foi brilhantemente conduzida pelo Somellier Gustavo.
Parabéns à Casa do Porto pelo retorno de seus eventos de degustação, que sempre nos brindaram com temas fascinantes e criativos.