Originária da França a uva Petit Verdot normalmente é usada no corte bordalês devido a sua acidez intensa conferindo mais corpo e robustez ao vinho que é adicionada. Por este motivo são poucos os rótulos varietais de Petit Verdot. Este, em especial, é um vinho Argentino, produzido em Mendoza, safra 2007, cujo nome é "Temático". Um Gran Reserva com 12 meses de barricas (90% franceses e 10% americano).
Um vinho com um belo corpo e persistência. Aromas de frutas vermelhas intenso e notas amadeiradas com muito equilíbrio. Devido a sua acidez acentuada escolhi um prato mais untuoso para harmonizar. O resultado foi perfeito.
- Aproximadamente 1,5 kg de rabada bovina
- 1 maço de agrião
- 3 tabletes de caldo de carne
- 1 cebola picadinha grande
- Tempero de alho e sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Colorau a gosto
- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 1 cálice cheio de vinho branco seco
- 5 a 6 dentes de alho amassados
- 2 tomates picados sem sementes
- Parmesão ralado a gosto
- Azeite
- 1/2 copo de vinagre
Retire o excesso de gordura da rabada sem retirar tudo, deixe um pouco. Lave e deixe de molho na água com 1/2 copo de vinagre por 10 minutos. Depois tempere com alho e sal e pimenta do reino.
Em uma panela de pressão coloque um fio de azeite e doure 1/2 cebola picadinha. Coloque a rabada, os tabletes de caldo de carne e o colorau. Deixe fritar por alguns minutos e depois acrescente água o suficiente e tampe a panela. Cozinhe por aproximadamente 1 hora, ou até a carne ficar bem macia a ponto de soltar do osso com facilidade. Depois retire a rabada e reserve o caldo. Com um grafo retire a carne dos ossos e desfie levemente, reserve.
Em outra panela acrescente um fio de azeite, o restante da cebola e o alho amassado. Doure levemente. Acrescente o arroz arbóreo e o vinho branco. Vá mexendo sempre e acrescentando conchas do caldo da rabada até que o arroz fique "ao dente". Acrescente o tomate e a carne. Por fim, retire as folhas do agrião e refogue em outra panela com um pouquinho de sal e um fio de azeite. Acrescente o agrião refogado ao risoto misturando levemente. Sirva com um pouco de queijo parmesão ralado.
Para sobremesa: um chocolate ao leite com o vinho Petit Verdot, é fenomenal, vocês não imaginam como este vinho harmoniza bem com o chocolate, é uma sobremesa simples e fantástica!
Nota para o vinho: 90 pts.