domingo, 21 de agosto de 2011

Talharim com tomates cereja, azeitonas pretas e shitake

Confesso que massas nunca foram minha especialidade, apesar de gostar muito. 
Hoje tomei coragem e dei asas a minha imaginação "sem medo de ser feliz". Não sei se esta receita já existe ou se tem algum nome. Não segui nenhuma receita pronta, apenas fiz do jeito que minha consciência me guiou  e achei que deu certo. Uma receita leve e rápida. A massa me foi presenteada por uma cliente que é irmã da proprietária da fábrica. Talharim Rogotto sabor azeitonas pretas. Uma massa caseira de excelente qualidade, que fica no ponto com apenas 2 a 3 minutos de cozimento.
Vamos à receita:
Utilizei cerca de 200gr da massa e coloquei para cozinhar (dá para 2 pessoas).
Dois Shitakes grandes cortados em pedacinhos, sem o talo
Cerca de 12 azeitonas pretas também picadas e sem caroço
Tomates cerejas picados a gosto
Algumas folhinhas de Manjericão (se possível fresco).
Sal a gosto
Parmesão ralado
Azeite extra virgem à gosto
Cozinhe a massa e reserve. Em uma panela derreta uma colher de manteiga e coloque os cogumelos. Cozinhe até que os cogumelos estejam macios (2 a 3 minutos). Adicione sal a gosto (cuidado, o shitake fica salgado com muito pouco sal). Adicione o shitake juntamente com os outros ingredientes à massa e regue com um fio de um bom azeite. Se gostar acrescente parmesão ralado.
Sugiro acompanhar com um bom Chianti. Vai ser uma companhia perfeita.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Villa Francioni Chardonnay com Banha Calda

Um prato muito comum na Argentina, a Banha Calda nada mais é que uma deliciosa variação do tradicional Fondue. Um prato bem leve, que tem a vantagem de podermos usar nossa imaginação para inventarmos os mais diversos acompanhamentos. Como todo fondue, deve-se apreciá-lo em dias frios e, quando acompanhado de um bom vinho, bons amigos e uma boa prosa, o sucesso é garantido! Neste caso o vinho foi um Chardonnay da Villa Francioni comprado na própria vinícola (viagem descrita neste blog). Os amigos foram Ricardo e Silvina, cuja nacionalidade portenha nos possibilitou a degustação deste delicioso prato.
Vamos à Receita:
Molho para a "Banha Calda"
1 lata pequena de anchovas (Portuguesas ou Espanholas)
1 cabeça grande de alho
100gr de manteiga
500ml de creme de leite fresco
Prepare uma pasta triturando as anchovas e o alho até ficar homogênia. Em uma panela derreta a manteiga colocando em seguida a pasta de anchovas com o alho. Cozinhar mexendo bem até ficar dourado (amarelado). Não cozinhar demais. Acrescente o creme de leite e adicione sal a gosto. Deixe ferver por alguns minutos e passe para a panela de fondue em fogo bem baixo.
Os acompanhamentos ficam a cargo da sua imaginação. Geralmente são usados os mais diversos legumes (couve-flor, mini-cenouras, batatinhas cozidas, repolho, brócolis), aspargos, champignons, torradas, etc... Use sua imaginação.
O vinho:
A Villa Francioni é uma vinícola que sempre me impressionou pela qualidade dos seus vinhos. Este não é diferente. Um amarelo palha vibrante, aromas de baunilha, abacaxi e pêssego são bem marcantes. Na boca um vinho bem estruturado e equilibrado. Harmonizou muito bem com o prato da noite.
Minha nota: 88pts. Preço: Comprei na vinícola a mais de 1 ano e meio por aproxim. R$60,00.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Patê de fígado de frango com Porto White

Depois que fiz a cirurgia bariátrica me deparei com a necessidade de aumentar a ingestão do mineral "ferro", pois a incidência de anemia ferropriva em pacientes pós-cirurgia bariátrica é muito comum. Então, por que não aliar a "fome com a vontade de comer?" Sempre fui apaixonado pelo fígado de frango, a ponto de ser capaz de brigar pelo único pedaço na panela do frango de domingo. Fui atrás de uma receita de um patê de fígado de frango que minha saudosa mãe fazia e eu achava uma delícia. Adicionei alguns toques pessoais e, após algumas tentativas, cheguei a uma receita que, a meu ver, é fantástica para quem gosta de fígado de frango e para quem necessita aumentar a ingestão de ferro na alimentação diária. Daí a fazer uma harmonização foi um pulinho só. O vinho do porto harmoniza perfeitamente, seja o branco ou o tinto. Já experimentei os dois e gostei de ambos. Vou também dar uma dica de um vinho do porto bom e barato para o dia-a-dia.

Patê de Fígado de Frango


Ingredientes:

Aproximadamente 250gr de fígado de frango (umas 5 a 6 peças limpas e picadinhas em pedaços grandes)
1/2 cebola grande ralada
Pimenta do reino moída na hora a gosto.
3 dentes de alho amassados
1/2 cálice de vinho madeira branco seco (R) Izidoro
Uma pitada de tempero de alho e sal.
Coloque estes ingredientes em uma recipiente e deixe marinar por aproximadamente 20 minutos.
Em uma panela coloque um fio de azeite e despeje o marinado, cozinhando por 5 minutos. Adicione:
2 colheres de sopa de molho inglês
Noz moscada a gosto (se possível ralada na hora)
2 colheres de sopa de Catchup
2 colheres de sopa de mostarda
1/2 copo de leite.
Cozinhe por mais 5 a 10 minutos sem deixar o molho reduzir muito. Caso isto aconteça acrescente mais um pouco de leite.
Depois bata tudo no liquidificador e coloque em um recipiente (de preferência fervido). Deixe na geladeira por 12 horas. Consumir em até uma semana. Fica muito bom com biscoitos salgados tipo salpet, torradas de pão de sal e ciabatas.

Vinho Porto Insígnia White.


Este vinho eu classifico na sessão de bons e baratos. É um vinho para se deixar em cima da adega e tomar um cálice antes do almoço ou quando for comer a receita acima.
Não custa muito caro e tem uma qualidade razoável.
Vinho produzido na região do douro, de cor palha citrina bem clara, com aromas florais, mel e um leve toque de amêndoas.
Comprado no Supermercado Verdemar. Valor: R$30,00. Minha nota: 84pts