segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Merlot

Muitas vezes confundida com a Cabernet Sauvignon, a uva merlot (que significa "pequeno melro") tem como produtora mais famosa a região de Bordeaux na França, principalmente as áreas de Pomerol (cujo principal representante é o Chateau Petrus - o mais famoso merlot do mundo) e St. Emilion. Na grande maioria dos vinhos de Bordeax a uva Merlot é associada à Cabernet Sauvignon e à Cabernet Franc (chamado corte bordalês clássico), mas também podemos encontrar outras associações como por exemplo a Malbec.
No novo mundo as principais regiões produtoras estão nos Estados Unidos, particularmente na Califórnia e Washington. O Chile e o Brasil também são regiões onde a produção de Merlot está em franca ascensão.
Seus aromas e sabores passam pelas frutas vermelhas maduras (amoras e ameixas pretas), cassis, chocolate, café e, as vezes, couro. É um vinho macio com acidêz e taninos bem equilibrados.
Os vinhos de Merlot, na maioria, devem ser bebidos jovens, porém os grandes Pomerol ganham complexidade com o tempo.
Harmonizam muito bem com carnes grelhadas, em especial o cordeiro. Também com queijos de massa amarela e mais condimentados.
Com raras excessões, é um vinho que deve sempre ser bebido acompanhado de uma boa harmonização, não é um vinho para se tomar sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário