domingo, 18 de julho de 2010

Luigi Bosca Malbec 2005 - DOC

Já a algum tempo eu estava guardando este vinho na minha adega esperando um momento ideal para tomá-lo.
A história desta vinícola inicia no século XIX quando Leôncio Arizu, então com 7 anos de idade chega a Mendoza na Argentina. Dezessete anos depois em 1901 Leôncio já o gerente de uma vinícola familiar com vinhedos importados da Europa. Em 1943 Saturnino Arizu, filho de Leôncio ingressa na vinícola trazendo idéias inovadoras na produção de vinhos.
Em 1962, após a morte de Leôncio, Saturnino e seus filhos assumiram o comando da vinícola, agora com nome de Luigi Bosca e já sendo considerada um ícone na produção de vinhos Argentinos.
O mercado mundial chegou em 1984.
Em 1991 a Vinícola Luigi Bosca protagonizou a criação da Denominação de Origem Controlada Lujan de Cuyo e lança o primeiro Malbec DOC da Argentina e da América Latina.
A uva Malbec é a uva tinta mais importante e mais destacada da Argentina. È a mais famosa uva de Mendoza.
Originária da região de Bordeaux na França, onde está em declínio, não se sabe ao certo por que essa uva uva foi mais bem sucedida na Argentina. Os vinhos Malbec de Mendoza tem estrutura e densidade raramente encontrados nos vinhos Malbec de Bordeaux.
Na França esta uva também é muito produzida na região de Cahors, sudoeste da França, onde em geral é cortada com Tannat.
Este vinho estagiou 14 meses em barricas de carvalho francês e 12 meses na garrafa entes de chegar ao mercado. Produzido em vinhedos com 45 anos de idade.
Possui uma cor vermelho rubí intenso com aromas de frutas vermelhas maduras, café, tostados e um toque amadeirado bastante acentuado. Taninos macios e aveludados, boa persistência e muito bom corpo.
É um tipo de vinho que deve ser sempre apreciado harmonizado. Neste caso ele foi acompanhado de um risoto de cogumelos e alho poró com iscas de filé mignon ao molho malbec. Esta harmonização atenuou o sabor forte da madeira e acentuou os sabores frutados dando mais equilíbrio e estrutura ao vinho.
Um vinho de "gente grande" para paladares apurados e exigentes.
Importadora: Decanter. Preço: R$70,00. Minha nota: 90pts. WS: 91pts

3 comentários:

  1. Os vinhos da Luigi Bosca uma das linhas mais constantes da Argentina, sempre possuem um alto padrão de qualidade.
    Este Malbec DOC é realmente excelente.
    Abraço e bons vinhos.

    ResponderExcluir
  2. Carlos, Estamos diante de um belo vinho.
    Pede comida.
    Parabéns pelo post.
    Abs, Rômulo Lôbo.
    golesedicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. esse vinho é maravilhoso..dei de presente ao meu namorado que é bastante exigente com vinhos,confesso que ganhei muitos pontos com ele!!!! sem duvida é um estupendo vinho!!!

    ResponderExcluir