terça-feira, 6 de dezembro de 2011

EQ Syrah 2007 - Melhor de 2011


Todo final de ano eu escolho para ocupar o cargo de "melhor do ano". Apesar de faltarem ainda alguns dias para terminar dezembro (ainda pretendo tomar mais alguns bons rótulos), acho que vou me antecipar e eleger o de 2011. Sem sombra de dúvida este Syrah foi o melhor que tomei este ano. Nunca escondi que sou fã de carteirinha desta uva. Não é atoa que o escolhido do ano passado também foi um Syrah, só que da Austrália. Produzido na região de San Antonio no Chile, sua vinícola (Matetic) produz vinhos de excelente qualidade. 
De cor púrpura intensa, seus aromas saltam à taça e nos brindam com frutas vermelhas maduras, tostados, pimentão e um toque amadeirado decorrente dos seus 12 meses de barricas francesas. Na boca se apresentou como um vinho de excelente corpo, taninos macios e aveludados, uma persistência muito boa e um excelente final de boca. O único ponto "negativo" é o preço. Apesar de que, pela qualidade, acho que os R$150,00 são bem pagos. Minha nota: 93 pts (com louvor!). Pode ser encontrado na Casa do Porto Harmoniza muito bem com queijos de massa amarela (um bom parmesão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário