domingo, 8 de julho de 2012

Emina 2003


Existem momentos na nossa vida que, felizmente, ficam eternizados na nossa lembrança. Alguns dos mais prazerosos momentos que pude vivenciar, foram acompanhados de um bom vinho, uma boa comida e bons amigos. A alguns anos venho guardando esta garrafa na minha adega esperando um momento certo para degustá-lo. 
Como não poderia deixar de ser, meus grandes amigos Ricardo Guerra e Silvina me convidaram para comer um Ragú de Cordeiro com Penne. Decidi que seria este o memento especial que tanto aguardava para abrir esta garrafa.  Deixei aerar em um decanter por aproximadamente 1 hora. Silvina ficou encarregada de fazer o Ragú, que para os que não sabem, nada mais é que um molho de tomates, alecrim, alho pimentão e cogumelos, bem encorpado e acompanhado de uma massa, elaborado com maestria. A harmonização foi perfeita. 
O vinho passou 12 meses em barricas de carvalho, no momento com 9 anos de garrafa, no seu momento máximo de esplendor. Produzido na região de Ribera de Duero. Um bouquet  maravilhoso de amoras, cerejas, mel e aquele toque amadeirado, quase um perfume! Na boca, taninos delicados, equilíbrio perfeito de acidez e teor alccólico. Um candidato sério ao lugar de melhor do ano. 


Comprei esta garrafa na Casa do Vinho. Não me lembro mais o preço, mas foi aproximadamente R$70,00. Robert Parker deu 90pts para este vinho. Vou ser mais generoso. Minha nota: 93pts

Nenhum comentário:

Postar um comentário