domingo, 18 de agosto de 2013

Herdade dos Coteis reserva 2008 + Yakisoba

Na minha humilde caminhada pelo maravilhoso mundo eno-gastronômico, aprendi algumas coisas que poço atestar que são verdadeiras. Uma delas é: "na dúvida vai no português que você não erra...!!!". Hoje eu queria fazer um Yakisoba aqui em casa e estava em dúvida sobre qual vinho deveria tomar. Pensei muito, olhei nas minhas referências bibliográficas e achei mais dúvidas que certezas. Foi então que me lembrei da frase acima e peguei este vinho que me foi dado de presente por um cunhado. Herdade dos Coteis, reserva 2008, vinho regional alentejano, 10 meses de barricas francesas e americanas. Um corte de trincadeira e touriga nacional, com 14,5% álcool. Um vinho despretensioso mas com muita personalidade. No nariz toques de madeira, baunilha e frutas vermelhas maduras são exuberantes. Na boca um vinho de médio corpo com taninos macios e aveludados e um bom final de boca. A harmonização não poderia ter sido melhor, foi perfeita. Uma excelente dica para quem gosta do yakisoba e gosta de prepará-lo em casa. Aqui vai a receita de como eu preparei:

Yakisoba

Ingredientes: (para 4 pessoas)
1 pacote de macarrão nissim para yakisoba de 500gr
300gr de carne de boi (pode ser de segunda) picadas em cubos
300gr de peito de frango picados em cubos
3 folhas de repolho picadas grosseiramente
couve flor (quanto goste, eu coloquei uns 4 pedaços)
brócolis (o quanto goste, eu coloquei uns 4 pedaços)
1 vidro de champignons
meio pimentão vermelho pequeno e meio pimentão amarelo picados em pedaços grandes
1 cenoura picada
Meia cebola picada
Amendoim a gosto (opcional)
Molho pronto para yakisoba (encontra-se em supermercados melhores ou lojas de produtos japoneses, eu comprei no Verdemar)

Modo de preparo:
Cozinhe todos os legumes separadamente e deixe que fiquem "ao dente", não pode cozinhar muito, reserve.
Cozinhe o macarrão segundo as orientações do fabricante e reserve.
De preferência em uma wok, se não tiver pode ser em uma panela grande qualquer, aqueça um fio de azeite e frite a carne já temperada com alho e sal e pimenta do reino, acrescente a cebola picadinha e deixe cozinhar até a carne ficar dourada. depois vá acrescentando os legumes aos poucos e os champignons. No final acrescente o amendoim, o macarrão e, por último, 250 a 300ml do molho para yakisoba (se não achar o molho pronto, faça com molho shoyo e óleo de gergelim). Sirva imediatamente. Se utilizar uma wok sirva diretamente nela, pois vai manter o aquecimento. É dos Deuses...!!!

Minha nota para o vinho: 88pts, Preço do vinho: Foi um presente, não sei o valor exato, mas pesquisei na internet, deve ser em torno de R$30,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário