segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Villa Francioni Chardonnay com Banha Calda

Um prato muito comum na Argentina, a Banha Calda nada mais é que uma deliciosa variação do tradicional Fondue. Um prato bem leve, que tem a vantagem de podermos usar nossa imaginação para inventarmos os mais diversos acompanhamentos. Como todo fondue, deve-se apreciá-lo em dias frios e, quando acompanhado de um bom vinho, bons amigos e uma boa prosa, o sucesso é garantido! Neste caso o vinho foi um Chardonnay da Villa Francioni comprado na própria vinícola (viagem descrita neste blog). Os amigos foram Ricardo e Silvina, cuja nacionalidade portenha nos possibilitou a degustação deste delicioso prato.
Vamos à Receita:
Molho para a "Banha Calda"
1 lata pequena de anchovas (Portuguesas ou Espanholas)
1 cabeça grande de alho
100gr de manteiga
500ml de creme de leite fresco
Prepare uma pasta triturando as anchovas e o alho até ficar homogênia. Em uma panela derreta a manteiga colocando em seguida a pasta de anchovas com o alho. Cozinhar mexendo bem até ficar dourado (amarelado). Não cozinhar demais. Acrescente o creme de leite e adicione sal a gosto. Deixe ferver por alguns minutos e passe para a panela de fondue em fogo bem baixo.
Os acompanhamentos ficam a cargo da sua imaginação. Geralmente são usados os mais diversos legumes (couve-flor, mini-cenouras, batatinhas cozidas, repolho, brócolis), aspargos, champignons, torradas, etc... Use sua imaginação.
O vinho:
A Villa Francioni é uma vinícola que sempre me impressionou pela qualidade dos seus vinhos. Este não é diferente. Um amarelo palha vibrante, aromas de baunilha, abacaxi e pêssego são bem marcantes. Na boca um vinho bem estruturado e equilibrado. Harmonizou muito bem com o prato da noite.
Minha nota: 88pts. Preço: Comprei na vinícola a mais de 1 ano e meio por aproxim. R$60,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário