domingo, 16 de setembro de 2012

Bordô - Casa Geraldo 2012


Quando se fala em vinho suave, ou vinho de mesa, todo enófilo que se prese torce o nariz. Eu não era diferente até uma recente visita à vinícola Casa Geraldo (vide post ). Assim como os vinhos ditos "finos", ou secos, também existem os suaves de qualidade melhor e os de qualidade inferior. Também os os vinhos de mesa, como qualquer outro vinho, têm regras, ou maneiras de se tomá-lo. O guia que nos conduziu na visita nos mostrou a maneira correta de tomá-lo e, principalmente, algumas "vantagens" em relação ao vinho seco.

Já é comprovado os benefícios que uma ou duas taças de vinho tinto durante as refeições podem trazer à nossa saúde. Porém, se abrimos uma garrafa de tinto seco e tomamos apenas uma taça, temos que usar o Vacuvin (dispositivo para retirar o ar da garrafa) e colocá-lo na geladeira. Mesmo usando este método o vinho seco perde suas características após poucos dias, não sendo o ideal também tomá-lo gelado. Isso sem falar no preço e no teor alcoólico que são mais elevados. 
Já o vinho de mesa é ideal para esta finalidade. É um vinho refrescante, que deve ser tomado gelado e pode ser guardado por vários dias na geladeira sem perder suas características sem a necessidade do Vacuvin, tudo isso a uma baixo custo e um teor alcoólico um pouco mais baixo.
Este vinho da Casa Geraldo é um excelente exemplar nesta categoria. Um vinho bem frutado, um delicioso bouquet de frutas vermelhas e que segue rígidos padrões de qualidade em sua elaboração a um custo bastante convidativo, cerca de R$17,00 a garrafa.
Convido a todo enófilo deixar um pouco o preconceito de lado e experimentar este vinho bem gelado como um aperitivo antes das refeições. Tenho certeza que a surpresa será agradável!
Minha nota: 87pts

Um comentário:

  1. Olá Carlos!
    Somos a Adega dos 3, uma nova importadora de "garagem"!
    Somos seguidores do seu blog, gostaríamos de ter o seu mail para nossa base de dados e contatos futuros.
    Obrigado!
    nuno@adegados3.com

    ResponderExcluir