domingo, 12 de julho de 2015

Kauzo 2013 (Mendoza) com Picanha ao molho de laranja e Creme Brulee

O vinho desembarcou recentemente no Brasil e tem sido apresentado em algumas importantes feiras por ai. A última foi a Feira de Vinhos do Super Nosso. Ele está sendo vendido na adega do Super Nosso por R$49,90.
Este vinho é produzido no vale do Uco, na Argentina, pelo produtor Marcello Pelleriti da Bodega Monteviejo. Marcello também produz vinhos na região de Pomerol na França e, em 2010 um de seus vinho chegou a receber 100 pontos de Robert Parker. Ele também está muito ligado a música, promovendo anualmente a "Wine Rock Tour" com sua banda de Rock. 
Este que tomei é uma assemblage de Malbec com Cabernet Sauvignon. Bem frutado, com taninos macios e equilibrados, pouca madera, porém incomodou um pouco sua acidez. Um bom vinho que talvez precise evoluir um pouco mais. Minha nota para o vinho: 88 pts.
Para acompanhar fiz uma Picanha ao molho de laranja. Uma variação muito interessante para você que quer uma picanha fora dos moldes convencionais de uma churrasqueira. 
Vamos à receita:

1 picanha de aproximadamente 1,2 kg
5 a 6 dentes de alho inteiros
5 a 6 dentes de alho picadinhos
1 cebola picada grosseiramente
1 cálice de cognac para flambar
Suco de aproximadamente 6 a 7 laranjas (+ ou - 800ml)
1 colher de sobremesa de açúcar
1 pitada de nóz moscada ralada na hora
2 folhas de louro
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Tempere a picanha inteira com sal e pimenta do reino dos dois lados. Com uma faca, faça alguns furos e coloque os dentes de alho inteiros na picanha. Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite e 1 colher de manteiga e o alho picado, depois coloque a picanha. Deixe selar a picanha virando por todos os lados. Coloque o cognac e flambe. Acrescente o suco de laranja, a cebola, as folhas de louro e a noz moscada. Deixe ferver por 5 minutos. Prove o molho e regule o sal e a pimenta se necessário. Desligue o fogo e passe a picanha, junto com o molho, para um pirex e cubra com papel alumínio. Leve ao forno, em fogo alto, por aproximadamente 45 minutos. Depois retire e fatie a carne. Coloque o molho na frigideira que você selou a carne e reduza o molho até engrossar um pouco. Coloque o molho por cima da carne e sirva com o acompanhamento de sua preferência. 

De sobremesa fiz um Creme Brulee (a muito tempo queria estreiar meu maçarico!)

1 e 1/2 xícara de leite
1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco
1 fava de baunilha (ou uma colher de café de extrato de baunilha, evite usar a essência)
6 gemas
1/2 xícara de açúcar

Modo de preparo:

Em uma panela coloque o leite e o creme de leite. Abra a fava de baunilha e raspe, com a ponta de uma faca, as sementinhas internas e coloque na panela ( a casca você pode colocar no pote de açúcar para aromatizá-lo). Deixe ferver misturando sempre.
Numa tigela coloque as gemas e o açucar e bata com um fuet. Pegue uma concha do creme de leite com leite e baunilha e acrescente, bem devagar, aos ovos batidos com açúcar, continuando sempre a bater com o fuet para não talhar as gemas. vá acrescentando mais creme aos poucos até o final.
Coloque pequenas porções deste creme em ramekins e leve ao forno (fogo alto) por cerca de 30 minutos. Depois polvilhe açúcar em cima de cada porção e caramelize com o maçarico (isto é o máximo!!!)
Sirva quente

Nenhum comentário:

Postar um comentário