segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Uma noite para se guardar na memória...!!!

Na agradável companhia dos amigos Aline, Ricardo, Silvina, Ricardo Guerra e Fran, festejamos na noite de ontem o encerramento de 2010 com um jantar "digno dos Deuses". Como apaixonado pela enogastronomia que sou, sei que são raros os dias em que tudo dá certo. Ontem foi um desses dias. Tudo foi perfeito, a escolha dos vinhos, a harmonização, os amigos, enfim, fechamos este ano com chave de ouro.
A entrada foi simples, um carpaccio bovino e um queijo Brie acompanhados por um Possecco italiano e um Rosê da Secília também muito bom. O ponto alto da noite realmente foi o jantar protagonizado por um maravilhoso Cartuxa Evora 2003 deliciosamente harmonizado, ou melhor, casado (realmente aquilo foi um casamento perfeito) com um Pernil de cordeiro ao molho agridoce de hortelã e um Risoto de queijo Brie e champignons.
A receita do Cordeiro me foi gentilmente cedida pelo Flávio da Casa do Porto (Valeu Flávio!)
A ansiedade que todo enófilo tem de tomar um bom vinho, faz com que muitas vezes tomemos o vinho ainda muito jovem, sem atingir o auge da sua maturidade. Neste caso não só o vinho me pareceu estar no seu esplendor máximo do paladar como também a receita do cordeiro foi de excelente bom gosto e de fácil realização.
Vamos agora aos comentários dos vinhos da noite e, no final, eu passo a receita do cordeiro.
Iniciamos com o Prosecco Dedicato Extra Dry (Italia). Um bom vinho, bem refrescante, com aromas típicos da uva (abacaxí, pêra, maçã verde), um boa persistência e perlagem discreta. Minha nota: 88pts.
Depois tomamos um rosê da Sicília (Itália). Tenuta Rapitalã 2009. Elaborado com as uvas Nerello Mascalese e Il Perricone. Um vinho também muito refrescante, com um sabor de cereja bem intenso, porém pouca persistência. Minha nota 85pts. Comprado na Casa do Vinho. Preço: R$40,00
E, por último, a estrela da noite. Um Cartuxa Evora 2003 (Fundação Eugênio de Almeida). Deixei decantar por aproximadamente 50 minutos antes de experimentá-lo. Proveniente da região do Alentejo (D.O.C.), cujo corte é feito de Trincadeira, Moreto, Afrocheiro, Aragonês Bastardo e Periquita. No nariz um agradável e exuberante aroma de frutas vermelhas maduras, com um carvalho bem suave, baunilha, café e tostados. Na boca revelou todo seu poder de sedução. Um vinho bem encorpado, estruturado e muito bem equilibrado. Uma excelente persistência com taninos macios e aveludados. Como eu costumo dizer, "um vinho de gente grande". Minha nota: 94pts

Pernil de Cordeiro com molho de hortelã

2 kg de pernil de cordeiro com osso
Sal a gosto
350ml de vinho branco seco
1 cebola grande picada
10 dentes de alho amassados
6 folhas de louro
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Alecrim e Tomilho a gosto
Folhas de Hortelã fresca

Para o molho:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
2 colheres de vinagre de vinho branco
folhas de hortelã frescas

Tempere o pernil com todos os ingredientes e deixe marinando por pelo menos 12 horas. Faça vários furos no pernil com uma faca para o tempero entrar na carne. Vire o pernil umas duas vezes enquanto estiver marinando e regue o caldo da marinada por cima. Coloque para assar em foco baixo coberto por papel alumínio (junto com o caldo da marinada) por 2 horas. Depois retire o alumínio e deixe dourar por 30 a 40 minutos. Se quiser adicione batatinhas para assar junto com o pernil.
Na hora de servir faça o molho: Em uma panela adicione o açúcar, a água e o vinagre. Mexa e deixe reduzir por 5 minutos. Depois desligue o fogo e acrescente várias folhas de hortelã. Coloque em uma molheira e regue o cordeiro já no prato de servir.
Foi acompanhado com um risoto de queijo brie com champignons.
Certamente este será um dia para ficar guardado na lembrança. O vinho foi perfeito, a comida foi perfeita e os amigos, ah!..., os amigos também foram perfeitos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário