sábado, 29 de agosto de 2009

Luigi Bosca La Linda - Tempranillo 2006

Um vinho robusto, com um bom corpo, aroma de frutas negras maduras e baunilha. Uma madeira bem leve decorrente de 6 meses em barricas americanas. Os taninos incomodaram um pouco, apesar de não ser característico da uva tempranillo apresentar taninos rudes. É um bom vinho com um costo/benifício bom. Nota: 85 pts.
A Tempranillo constitue a cepa chefe da maioria dos vinhos tintos espanhóis importantes, inclusive o Rioja, o Ribeira Del Duero e os bons crus da Catalunha. Ao longo de toda península ibérica ela tem diversos nomes, entre eles Tinta Roriz em Portugal. O Rioja é o mais conhecido dos vinhos à base de Tempranillo. Nele a cepa não é utilizada sozinha, mas nos melhores vinhos de Rioja ela é frequentemente majoritária. Desenvolve-se particularmente bem nas regiões de pluviosidade moderada de Rioja Alta e Rioja Alavesa, e sua maturação precoce convém às zonas de altitude de Rioja e Ribeira Del Duero, que apresentam clima fresco e solos calcários.
A Tempranillo continua sendo fundamentalmente espanhola, e em outras partes do mundo só existe em quantidades limitadas. Além de Portugal, o único país a cultivar áreas importantes dela é a Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário